Sobre

GRUPO DE ESTUDOS DO SETOR ELÉTRICO

O GESEL é um grupo de estudos do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) que desenvolve pesquisas e análises econômicas sobre o Setor de Energia Elétrica no Brasil sob a coordenação do professor Nivalde de Castro.

Criado em 1997 por professores do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), o GESEL tem o objetivo de desenvolver pesquisas e análises econômicas sobre o Setor Elétrico Brasileiro e mundial.

O GESEL vem desenvolvendo pesquisas e estudos sobre diferentes temas, mas com uma transversalidade centrada em inovações regulatórias. A produção científica do GESEL se dá através de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Programa da ANEEL (P&D) que resultam em Relatórios Técnicos e livros, bem como através da série Textos de Discussão do Setor Elétrico. Outra linha de ação importante do GESEL são os eventos acadêmicos de seminários nacionais e internacionais, workshops e palestras criando um espaço de aproximação e articulação dos organismos, que formam o marco institucional do setor (MME, ONS, EPE, ANEEL, CCEE, BNDES), com os principais Grupos Empresarias, buscando assim contribuir para o aprimoramento das decisões vinculadas direta e indiretamente à política, planejamento, regulação e modelo de financiamento do setor elétrico do país.

O GESEL desenvolve atualmente as seguintes linhas de pesquisa:

i. Regulação
ii. Economia e Finanças
iii. Integração Elétrica
iv. Economia da Inovação

A capacidade analítica do GESEL está assentada em uma equipe multidisciplinar de professores e pesquisadores associados de diferentes instituições brasileiras e internacionais: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE-UFRJ, Universidade de São Paulo USP, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade do Minho de Portugal.